Análise Digital

Governador João Dória

  • O nosso intuito é analisar a relevância, audiência e engajamento do Governador na Internet e nas Redes Sociais.
  • Analisamos a presença e a sua “persona” para entender quais oportunidades existem e como evoluir no ambiente digital.

A relevância do Governador nas buscas

Google Trends® | Busca por: “João Dória” | Território: Brasil | Período: Últimos 12 meses

O Governador nas Redes Sociais

Total de Seguidores: 5.082.758

Facebook

Seguidores: 2.491.837
Engajamento: 0,65%

Instagram

Seguidores: 1.182.947
Engajamento: 0,76%

Twitter

Seguidores: 1.391.074
Engajamento: 0,22%

YouTube

Seguidores: 16.900
Engajamento: 0,00%

Segmentação da Audiência

Insights Nommad360

  • O engajamento geral pode melhorar com ações de relacionamento.
  • A maior oportunidade está em atuar fortemente no YouTube em 2021.
  • Também identificamos boas oportunidades com relação a execução dos posts sobre frequência, formatos e temas nos conteúdos postados.

Social Listening   ℹ️

Social Listening é o monitoramento, acompanhamento e análise de conversas e interações nas mídias sociais, chamadas menções, seja em blogs, site ou redes sociais que tem relação ou fale diretamente aos termos pesquisados.

 PERÍODO ANALISADO: 20/02/21 a 17/03/21

Fontes de Captação

Análise das Menções

Sentimento por Canal

12.38 milhões

de Impressões

1.709

Menções Captadas

  • Quase 75% das menções analisadas no período são negativas.
  • A maior parte delas vem de sites, blogs e o Twitter.
  • A maior parte das menções negativas são relacionadas ao novo Lock Down.
  • Já as positivas, são relacionadas a vacinação em São Paulo.
  • Não há interações com os usuários em suas reclamações, perguntas e comentários legítimos, o que aumentaria o engajamento positivo.

A "persona" atual do Governador   ℹ️

Persona é a representação fictícia do cliente ideal de um negócio. Ela é baseada em dados reais sobre comportamento e características demográficas dos clientes, assim como suas histórias pessoais, motivações, objetivos, desafios e preocupações. A persona guia a criação de conteúdo e de Marketing Digital.

Considerando uma escala de ênfases da comunicação em interação ou conteúdo, fica claro que a persona atual do Governador reflete uma preocupação com o conteúdo no sentido único do ator para a audiência e não privilegia a interação no sentido contrário, o que ajudaria a humanizar as suas redes, gerando muito mais engajamento positivo.

Análise da Presença Digital

Apesar do Governador possuir uma presença forte nos canais sociais que atua, é necessário aumentar a sua capilaridade e a difusão dos conteúdos.

A presença em novos canais, com consistência e conteúdos mais humanizados fomentará o crescimento do engajamento positivo do Governador.

Veja a seguir a análise caso a caso para saber mais sobre cada ponto de contato analisado nessa pesquisa.

SITE JOAODORIA.COM.BR

Não encontramos o site do Governador em nossas buscas. O site é essencial na construção a longo prazo da narrativa unindo os projetos, doações e serviços prestados, além deaumentar a relevância positiva do governador na Internet.

SEO (GOOGLE SEARCH)

Sem trabalhar de forma consistente o conteúdo em um site proprietário, o governador não tem qualquer controle sobre o que aparece nas buscas relacionadas a ele. Com um site bem trabalhado este quadro muda, pois aumentaria o número de artigos e buscas positivas, combatendo as fake news e as notícias negativas.

FACEBOOK PAGE

Sua maior audiência nas Redes Sociais, a página do Governador conta com mais de 2.5 milhões de seguidores. Atualmente o Facebook é a melhor rede para se trabalhar a população mais carente, porém encontramos grandes oportunidades de execução dos conteúdos que certamente aumentariam o engajamento com a população.

INSTAGRAM

O mesmo ocorre com o Instagram do Governador. O Instagram hoje é a rede com maior engajamento nos adultos mais jovens e trata-se de uma rede mais "elitizada", criando outras oportunidades de execução e consistência de conteúdos que também aumentariam a capilaridade e aderência dele com a população.

YOUTUBE CHANNEL

O momento atual afirma a necessidade da população em consumir mais vídeos sobre o controle do Covid19 e outros relacionados. Vídeos são os conteúdos mais consumidos atualmente e o YouTube também possui a mesma capilaridade do Facebook, atingindo até mesmo os mais pobres e rurais. A profissionalização do canal e conteúdo gerariam muito mais engajamento e participação da população.

TWITTER

No Twitter encontramos a parte dos usuários mais politizados e militantes. Porém, o Twitter é a rede que mais difunde e engaja assuntos relacionados a política, de forma mais ágil e também funciona como termômetro. Este é o principal canal para mudarmos a atual imagem do Governador com a população neste momento crítico, informando mais e chamando para participarem mais.

PINTEREST

O Pinterest é um canal pouco utilizado pelo governo em geral. Porém é hoje um canal que ajuda a difundir os conteúdos postados em Redes Sociais e nos sites, pois se trata de um ótimo mecanismo de busca secundário, amplamente utilizado pelos usuários. Portanto, estar presente no Pinterest é essencial para ganhar relevância na Internet como um todo.

TIK TOK

O Tik Tok ganhou o mundo e o Brasil em 2020. Trata-se da Rede Social com maior penetração e engajamento entre os "teenagers", que atualmente se mostram altamente politizados e participativos.. Estar presente nessa rede com conteúdos direcionados a educação política, notícias sobre Covid19 e outros é extremamente importante para construir a aderência com esse target até as eleições de 2022.

LINKEDIN

O LinkedIn poderia ser o canal de relacionamento do Governador com o empresariado, criando conteúdos em conjunto para divulgar mais as parcerias e doações que o Governador gera através dos seus relacionamentos corporativos e como isso vem ajudando a população.

CLUBHOUSE

O ClubHouse, apesar de novo e com baixa penetração na população mais carente, ganhou espaço nos últimos meses e o engajamento de quem utiliza é altíssimo. No ClubHouse a presença do Governador poderia ser inserida em forma de janelas de discussão da atual situação sanitária no Brasil, possíveis soluções para girar a economia e atualizações sobre vacinações, com debates semanais informativos.

PODCASTS

Também não encontramos PodCasts relacionados ao Governo do Estado de São Paulo ou lançados pelo Governador. PodCasts são utilizados por grande parte da população como uma rádio secundária, com assuntos e debates que gostariam de acompanhar. A oportunidade no momento é lançar uma série de podcasts sobre a pandemia, vacinação e economia do Estado.

WHATSAPP AUTOMATION

Ao testarmos o canal do Whatsapp criado durante a pandemia, sentimos falta de estímulos para a população, como Chatbots de atendimento, Envios de mensagens e notícias, assim como outras automações para informar a população constantemente sobre o Covid19 e as medidas necessárias para combate-lo.

SOCIAL LISTENING E SAC 2.0

Assim como descrito anteriormente, em nossas pesquisas de Social Listening para o governador. A interação direta do Governo com a população nas Redes Sociais, respondendo os comentários e posts pode ser melhorada, desta forma, as menções negativas podem ser mitigadas.

Entendendo os Padrões de Difusão   ℹ️

Os Padrões de Difusão podem ser estudados para direcionar a atuação nas Redes Sociais de forma a buscar o engajamento positivo expontâneo dos usuários, criando propriedade dos temas trabalhados com a persona da marca, e portanto maior aderência, engajamento e retensão.

O possível desafio

Projetar o Governador para a Reeleição em 2022 através das Redes Sociais e Internet

Com base no diagnóstico preliminar apresentado sobre a presença digital do Governador de São Paulo, pensamos em algumas possibilidades para reflexão.

A Jornada

Os desafios que podemos enfrentar

(CLIQUE)

A construção do candidato para reeleição até 2022 passará pela evolução do seu engajamento positivo e da difusão expontânea nas redes sociais. Esse desenvolvimento exigirá esforços adicionais com relação a presença em canais, conteúdo mais humanizado, consistência e grande esforço para gerar o engajamento digital necessário. É difícil, mas é possível !

A Motivação

Como engajar mais pessoas com uma agenda Positiva.

(CLIQUE)

#VamosJuntosSP é mais que uma idéia, é uma crença na mudança de postura da população ao longo deste difícil ano, com melhor compreensão das situações que levaram ao Lock-Down e outras medidas restritivas. Criar ações junto com o Governo SP para mitigar a crise econômica e angariar milhares de micro influenciadores em prol do Governador.


+Conteúdo Humanizado +Canais +Frequência
=
Maior aderência, engajamento e difusão expontânea

Contem conosco para este e outros desafios!

Estamos prontos para ajuda-los nessa evolução digital, tanto no planejamento, quanto execução e mensuração deste projeto, de campanhas digitais ou outros projetos específicos construindo a audiência, engajamento e relacionamento que os ajudará na campanha das Eleições de 2022. #BoraDesafiar

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